quarta-feira, 27 de junho de 2012

Planejamento com o uso de blogs


Planejamento com o uso de blogs

Escola Estadual Otávio Gonçalves Gomes
Turma: 8º ano
Carga horária da aula: 05 aulas de 50 minutos cada
Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo
  • Textos Descritivos (fotos)

Objetivos de aprendizagem
  • Compreender as funções e características de fragmentos descritivos, aprimorando a sua habilidade de leitura e de produção de textos desse tipo.
  • Produzir textos descritivos numa situação real ou ficcional de uso, observando os elementos próprios de cada gênero e tipologia textual.

Metodologia
  • 1ª aula: Apresentar aos alunos os fragmentos abaixo, fazer a leitura dos mesmos, pedir que respondam às questões e após responderem iremos fazer a correção e discutir sobre elas.
Fragmento I
“[...] Rigorosamente eram quatro os que falavam; mas, além deles, havia na sala um quinto personagem, calado, pensando, cochilando, cuja espórtula no debate não passava de um ou outro resmungo de aprovação. Esse homem tinha a mesma idade dos companheiros, entre quarenta e cinquenta anos, era provinciano, capitalista, inteligente, não sem instrução, e, ao que parece, astuto e cáustico. Não discutia nunca; e defendia-se da abstenção com um paradoxo, dizendo que a discussão é a forma polida do instinto batalhador, que jaz no homem, como uma herança bestial; e acrescentava que os serafins e os querubins não controvertiam nada, e, aliás, eram a perfeição espiritual e eterna. [...]” (In: O espelho, de Machado de Assis).
Fragmento II
“[...] o entusiasmo da tia Marcolina chegou ao ponto de mandar pôr no meu quarto um grande espelho, obra rica e magnífica, que destoava do resto da casa, cuja mobília era modesta e simples... Era um espelho que lhe dera a madrinha, e que esta herdara da mãe, que o comprara a uma das fidalgas vindas em 1808 com a corte de D. João VI. Não sei o que havia nisso de verdade; era a tradição. O espelho estava naturalmente muito velho; mas via-se-lhe ainda o ouro, comido em parte pelo tempo, uns delfins esculpidos nos ângulos superiores da moldura, uns enfeites de madrepérola e outros caprichos do artista. Tudo velho, mas bom...” (In: O espelho, de Machado de Assis).

Questões:
a)Procure no dicionário o significado das palavras que você desconhece.
b)Diferencie, no primeiro fragmento, descrições comportamentais, psicológicas e físicas.
c)Agora é a sua vez. Dê ao personagem uma descrição física, psicológica e comportamental, utilizando para cada tipo de descrição apenas um adjetivo, que você julgue ser o melhor resumo para a descrição encontrada no primeiro fragmento.
d)Ainda de acordo com o primeiro fragmento, o que pensava o personagem sobre o ato de discutir? E você, concorda com a perspectiva do personagem? Por quê?
e)De acordo com a descrição feita no fragmento II, por que o espelho deveria destoar do resto da casa?
f)Qual é a possível origem do espelho descrito no fragmento II?
g)Que características do espelho o narrador classifica como caprichos do artista?
h)Qual seria o propósito das descrições apresentadas nos fragmentos I e II?


  • 2ª aula: Levar os alunos até a sala de informática para que assistam o vídeo Turma da Mônica _ Álbum de Fotografias, no site: http://www.youtube.com/watch?v=yhKu3Opq93Y
  • Após assistirmos ao vídeo iremos comentar sobre ele e pedir aos alunos que tragam uma fotografia da sua família na próxima aula.
  • 3ª aula: Os alunos irão produzir um texto descritivo, de acordo com a fotografia que trouxeram de casa, com o tema Recordações da minha família.
  • 4ª aula: Escolher 03 textos para correção na lousa. Essa correção será coletiva (professor e alunos). Os outros textos serão corrigidos pelo professor.
  • 5ª aula: Os alunos irão reestruturar seus textos, digitando-os, e após irão postá-los no blog da escola http://escolaotaviogomes.blogspot.com.br/2012/05/escola-otavio-goncalves-gomes.html
Avaliação
Os alunos serão avaliados através da produção e reestruturação de seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário